Conhecimento para a Gestão Sustentável foi o tema do 6° Encontro Gaúcho do Terceiro Setor, realizado entre os dias 28 e 29 de outubro de 2018, em Novo Hamburgo/RS, no Hotel Locanda. Promovido pela Fundação Semear, o Encontro reuniu representantes de organizações sociais e profissionais de referência no terceiro setor em dois dias de muito conhecimento, troca de ideias e debates que contribuam para as práticas diárias nas instituições e para o desenvolvimento social do Estado.

Reunindo aproximadamente 300 participantes, em sua sexta edição, o evento destinado a profissionais do terceiro setor, de empresas, estudantes e demais interessados na área social, abordou assuntos como investimento social, Lei de fomento e colaboração, cenário do terceiro setor, desoneração fiscal tributária, imunidades e isenções de tributos, comunicação estratégica nas ONGs, produção audiovisual, captação de recursos, gestão de programas e tecnologia digital, temas apresentados por 12 profissionais da área e debatidos com os participantes.

“Com muita alegria e emoção realizamos o 6° Encontro Gaúcho, com palestras excelentes, dando seguimento às nossas ações de responsabilidade social, e, especialmente neste ano, ajudando a qualificar ainda mais as ONGs para ações sociais, com melhores resultados aos beneficiados. Sentimos a vibração e a alegria dos participantes do evento, gratificados com as apresentações e participação, e com as mensagens transmitidas. Obrigado a todos os participantes!”. Flávio Fischer, presidente da Fundação Semear.

A Fundação Semear aproveitou o alcance do evento para promover o Dia de Doar, distribuindo pulseirinhas em alusão à data aos participantes. “É um dia onde a gente celebra o ato de doar. E que com isso a gente inspira mais e mais pessoas a fazer isso no decorrer do ano. Mas com essa força concentrada, ele tem mais potência, mais conhecimento”, afirmou Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar, que abordou o tema em sua palestra durante o Encontro Gaúcho.

Helena Thomé, Gestora Social da Fundação Semear, encerrou as apresentações do Encontro Gaúcho reforçando a importância da capacitação para o aprimoramento de gestão. “Entendemos que em momentos de crise, precisamos aumentar ainda mais nossa capacidade de gestão, conseguir identificar as oportunidades e gerenciar com eficiência sem comprometer as ações planejadas do atendimento direto”, afirmou Helena.

Apresentações dos painelistas do 6º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor - Para fazer o download, clique nas palestras de interesse:

- A Arte de Captar Recursos e Conciliar Interesses - Marcelo Estraviz

- As Relações Institucionais como Estratégia de Fortalecimento das Causas Sociais - Cris Guimarães

- Uso Estratégico da Tecnologia Digital como Ferramenta de Gestão Social - Micheli Jacobs

- Gestão de Programas Sociais: O Que Pode Acontecer Quando se Troca a Posição de Vítima por Protagonista? - Felipe Mello

- O Potencial Transformador dos Programas Sociais - Aron Zylberman

- Imunidades e Isenções de Tributos para o Terceiro Setor - Tomáz de Aquino Resende

O 6º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor teve o apoio do Instituto Filantropia e AHB Modas. A ACI-NH/CB/EV - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha é a parceira Institucional da Fundação Semear. O Encontro Gaúcho este ano foi realizado no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo, que ofereceu uma estrutura física privilegiada que favoreceu ao bem estar e ao bom atendimento aos participantes.