O 7º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor, realizado nos dias 26 e 27 de junho de 2019, teve como tema Protagonismo e Cidadania. O evento, que aconteceu no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo/RS, reuniu cerca de 200 pessoas, entre gestores de organizações da sociedade civil, representantes de empresas, profissionais de serviços e equipamentos públicos, acadêmicos e pessoas que se identificam com a área social.

A abertura do evento, no dia 26 de junho, contou com a presença do Secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, José Antônio Júnior Frozza Paladini; da Prefeita Municipal de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; do Procurador da Procuradoria de Fundações do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Keller Dornelles Clós; do Secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Roberto Daniel Bota; Presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburg, Raul Cassel; do Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e Presidente do Conselho Curador da Fundação Semear, Marcelo Lauxen Kehl; do Diretor de Relações com a Comunidade do Grupo Editorial Sinos e Conselheiro Curador da Fundação Semear, Miguel Schmitz; do Presidente da Fundação Semear, José Flávio Bueno Fischer; do Presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo, Ricardo Seewald. A conferencista da noite, Camila Aloi, do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE/SP) falou sobre o investimento social privado no Brasil e seus impactos.

No dia 27 de junho, os palestrantes e painelistas abordaram assuntos como segurança pública, sustentabilidade e mobilização de recursos, protagonismo, imunidades e isenções tributárias, comunicação como mobilização e sensibilização e case de sucesso. As temáticas foram pensadas para proporcionar a troca de ideias e contribuir para as práticas diárias nas instituições e 13 profissionais, referências em suas áreas de atuação, fizeram parte da programação.

Além disso, durante o Encontro, foi realizado o lançamento da publicação De Ponta a Ponta: o atendimento a crianças e adolescentes em Novo Hamburgo, resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Semear entre outubro e dezembro de 2018, que trouxe importantes dados para pensar a atuação das organizações sociais, dos serviços e equipamentos públicos e de toda a rede de atendimento a crianças e adolescentes.

Helena Thomé, Gestora Social da Fundação Semear, ao final do Encontro Gaúcho destacou a importância da atuação das Organizações da Sociedade civil para o desenvolvimento social do país e a capacidade do setor em superar desafios enfrentados no dia a dia.

A representante do CMDCA/NH Carla Rosana da Silva e o presidente da Fundação Semear, José Flavio Bueno Fischer, fizeram o encerramento do 7º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor, agradecendo a presença dos participantes e da equipe organizadora.

O 7° Encontro Gaúcho do Terceiro Setor integrou as ações do projeto De Ponta a Ponta, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo (CMDCA/NH) e realizado pela Fundação Semear. O apoio foi do Itaú Social, do Super Rissul - Troca de Carinho e Tudo Imobiliária, com parceria institucional da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.


Apresentações dos painelistas do 7º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor - Para fazer o download, clique nas palestras de interesse: 

Camila Aloi | Conferência de Abertura

Marcos Rolim | SEGURANÇA CIDADÃ: A PROTEÇÃO SOCIAL COMO FORMA DE PREVENÇÃO

João Paulo Vergueiro | GESTÃO E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Márcia Bernardes | Lançamento da Publicação De Ponta a Ponta

Cristiane Schnack | FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

Marco Iarussi e Tati Vadiletti | FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

Marcos Antonio Candido Carvalho | Case de sucesso: Projeto Axé - Centro de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente -Salvador | BA